1.030
Veículos anunciados

Notícias

NISSAN GRIPZ ANTECIPA VISUAL DE FUTUROS SUVS

16/09/2015 14h41 | Atualizado em: 29/09/2015 14h16

Todo salão internacional tem modelos com visual arrojado que chamam atenção, mas nunca são vendidos nas lojas. São os carros conceito, criados para testar a opinião do público sobre ideias que os designers e engenheiros querem colocar em prática em um futuro próximo (às vezes não tão próximo...). Esta semana, a Nissan levou um protótipo desses para o Salão de Frankfurt, e ele é importante. O Gripz foi criado por designers sediados na Ásia e na Europa e traz uma série de propostas visuais para os futuros SUV compactos da Nissan.

As propoções do utilitário esportivo seguem de perto modelos como Honda HR-V e o novo Toyota C-HR, mas busca um design mais cheio de ângulos e robusto. A grade do Nissan Gripz traz uma moldura em V que envolve o logo da marca. Os arcos das rodas claramente são exagerados demais para estarem em um carro que possa ser fabricado, mas indica que a montadora buscará uma silhueta mais marcante para seus modelos do segmento. Outro detalhe que certamente influenciará os SUV de produção da japonesa são as luzes em formato de bumerangue na frente e na traseira.


O interior é minimalista, mas reforça a busca por esportividade praticidade, com comandos bem evidentes e pouca variação de texturas. O painel digital é simples e exibe apenas as informações mais importantes de desempenho do modelo, que tem uma motorização híbrida a gasolina e elétrica - similar ao do Nissan Leaf.
Outra coisa distante da realidade? As portas com abertura invertida, sendo que as dianteiras até se projetam para cima. Isso serve mais para mostrar a intenção da Nissan em criar SUVs que valorizem o espaço interior, facilitem o acesso e, principalmente, mantenham as linhas de cupê duas portas em seus futuros modelos. A proposta, inclusive, é bem próxima do que a Honda fez com a maçaneta escondida do HR-V.


No Brasil

Para o Brasil, mais próximo da realidade está o Nissan Kicks, conceito apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado e que ganhará uma versão de produção feita em Resende, no Rio de Janeiro, com lançamento simultâneo aos Jogos Olímpicos, em agosto de 2016.